Considerada uma das maiores redes varejistas do Brasil, empresa apostou e conferiu bons negócios durante o evento, que aconteceu no Riocentro (RJ)
Pela primeira vez, a Óticas Carol participa da Rio Franchising Business 2009, um dos principais eventos do setor na América Latina, realizada pela Associação Brasileira de Franchising do Rio de Janeiro (ABF-RJ ). Em um estande de 12m2, a empresa apresentará seu "case" bem sucedido de franquias a cerca de 15 mil visitantes. A Óticas Carol será uma das 150 marcas expositoras de diferentes segmentos na feira que deverá gerar R$ 30 milhões em negócios, expectativa reforçada pelo crescimento do mercado de franquias no Brasil.
A rede ótica tem como estratégia crescer por meio de franquias e hoje já possui 240 franqueados distribuídos entre São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Hoje, no Rio de Janeiro, são seis lojas (uma própria no Barra Shopping, 4 em Niterói e uma em São Gonçalo) e mais 15 contratos fechados até o final do ano para as cidades de Barra Mansa e Volta Redonda, além da própria capital, entre lojas próprias e franqueadas. O carioca Ronaldo Pereira Junior, presidente da Óticas Carol, garante: "Meu desafio é chegar, até final de 2010, a 60 lojas no Rio de Janeiro, entre próprias e franqueadas".
"Nossa expansão é permanente, queremos chegar a 600 lojas até 2013 e transformar a Óticas Carol na maior rede ótica da América do Sul", garante o empresário Marcos Amaro que adquiriu a empresa no final de 2008.
Num mercado que movimenta, aproximadamente, R$ 7,8 bilhões por ano (dados ABIÓTICA - Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos), o grupo tem investido pesado na revitalização e na comunicação da marca. Ivone Harrison, Gerente de Marketing do grupo, explica: "Toda a logotipia, bem como o design dos mobiliários e das fachadas das lojas, foi reformulada para uma linguagem clean e arrojada. Os clientes da Óticas Carol, além do amplo e conceituado portifólio de marcas, podem contar também com atendimento de profissionais altamente especializados e com um serviço de pós-venda chamado "Fale com a Carol", que atende o consumidor com simpatia e eficiência".
A ABF contabiliza atualmente mais de 1.400 marcas de franquias no país, que geram aproximadamente 650 mil postos de trabalho diretos e 2 milhões indiretos. No ranking mundial, o Brasil está entre os cinco maiores países franqueadores.
Sobre Óticas Carol:
Fundada em 1997 pela família Santana, a rede que nasceu em Sorocaba é uma das maiores varejistas de óculos do país. Sob o comando de empreendedores com mais de 20 anos de experiência no segmento, a Óticas Carol foi uma das primeiras redes a tornar acessível, aos consumidores, as grandes grifes mundiais do segmento óptico. O que foi possível pela negociação direta entre seus empreendedores e fornecedores. Assim a empresa ganhou credibilidade no mercado, não somente por oferecer um atendimento especializado em todos os tipos de lentes oftálmicas, mas por aliar bons serviços a preços justos. Hoje são 18 lojas próprias e 240 franqueadas em todo Brasil.